sábado, 5 de setembro de 2009

Bolo de Leite Condensado




Original Aqui

Ingredientes do bolo: 5 ovos, 180gr de açúcar (coloquei 150gr), 120ml de óleo, 45gr de chocolate em pó, 120ml de água quente, 200gr de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento para bolos

Ingredientes da mousse: 1 lata de creme de leite (usei 300ml de natas), 1 lata de leite condensado cozido, 1 envelope de gelatina previamente hidratada em 5 colheres de sopa de água (usei 5 folhas de gelatina), 3 claras, 3 colheres de sopa açúcar

Ingredientes da cobertura: 120gr de chocolate meio amargo, 2 colheres de sopa de manteiga derretida, 1 e 1/2 colher de sopa de cacau em pó, 1 colher de sopa de rum, 1 colher de sopa de glucose (não usei), 2/3 chávena de leite, 1 colher de cacau em pó

****

(T): Bata as 5 gemas com o açúcar até obter creme claro. Junte o óleo e bata mais, verta o chocolate em pó previamente dissolvido na água quente, batendo sempre.
Acrescente a farinha de trigo, aos poucos. Junte as claras em neve com o fermento. Coloque em forma untada de 26 cm de diâmetro e asse por aproximadamente 30 minutos a 180ºC. Deixe arrefecer bem (senão encolhe os discos) e corte em 3 camadas.

Entretanto prepare o recheio. Bata o creme de leite sem soro (ou as natas) com a lata de leite condensado cozida. Junte a gelatina (previamente hidratada). Misture bem. Agregue um merengue feito com as 3 claras e 3 colheres de sopa de açúcar.

Para a cobretura derreta o chocolate com a manteiga. Junte o cacau previamente dissolvido no rum escuro e a glucose (não usei). Misture bem. Não gele. Se endurecer ao usar, aqueça rapidamente em banho-maria.

Montagem:
Monte numa forma de aro menor (20 cm), forrada com acetato (usei um aro de silicone). Recorte cada um dos discos para que caiba no aro da montagem. Molhe os discos com a calda de leite misturada ao cacau em pó, espalhe metade da mousse, outra camada de bolo, mais calda, mousse e bolo. Leve ao frio (frigorifico) até firmar. Passe a cobertura com uma espátula sobre o bolo gelado. Desenforme e decore a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário