sábado, 14 de maio de 2011

Bolo de Chocolate com Creme de Chocolate



Ingredientes do bolo:
-3 ovos
-300 g de açúcar
-1 pitada de sal
-200 g de farinha
-50 g de cacau (usei Cacao Sampaka)
-1 colher de chá de bicarbonato
-200 g de manteiga
-2,5 dl de leite
-1 colher de sopa de vinagre

Numa tigela coloquei a farinha, açúcar, cacau, sal e bicarbonato. Mexi para misturar os ingredientes. Coloquei o leite e vinagre numa tigela. Deixei repousar 1 minuto. Deitei o leite e a manteiga derretida nos secos. E bati com a varinha de arames durante 2 minutos. Ao fim desse tempo juntei os ovos e voltei a bater mais 2 minutos. Coloquei a mistura numa forma untada e polvilhada com cacau. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até o palito sair seco. Desenformei e deixei arrefecer completamente.

Para a calda:
-50 g de açúcar
-2 colheres de sopa de água
-5 cl de rum
Levei os ingredientes ao lume até começar a ferver. Retirei do lume e reservei.
Para o creme de chocolate do recheio:
-100 g de chocolate amargo
-100 g de açúcar
-2 colheres de sopa de maisena
-250 g de manteiga
-2 dl de leite

Fervi o leite com o açúcar. Parti o chocolate em pedaços e juntei ao leite, mexendo sempre até dissolver. Misturei a maisena desfeita em 2 colheres de sopa de leite frio. Nunca deixando de mexer juntei ao leite com o chocolate. Deixei ferver até formar um creme. Deixei arrefecer mexendo de vez em quando para evitar que se formasse numa película. Bati a manteiga até ficar cremosa e pouco a pouco, incorporei no leite frio com o chocolate, mexendo debaixo para cima.

Creme para a cobertura:
-400 g chocolate amargo
-400 ml de natas

Parti o chocolate aos bocados num tacho e juntei as natas. Levei ao lume, sempre a mexer em lume brando, até o chocolate estar derretido e envolvido nas natas. Reservei até arrefecer completamente.
Doce de groselhas para barrar a primeira parte do bolo.

Vamos à montagem do bolo:
Cortei o bolo em três partes. Embebedei o bolo com a calda usando um pincel . A primeira parte do bolo cobri com o doce de groselhas , depois cobri com o creme de chocolate de recheio. Coloquei a segunda parte do bolo e voltei a cobrir com o creme de chocolate. Coloquei a última parte do bolo e cobri o bolo todo com o creme para cobertura. Ralei chocolate por cima do bolo e polvilhei com açúcar em pó.

3 comentários: